Círculo de Mulheres


Há uma potência de transformação quando mulheres se juntam de coração aberto em Círculos de Mulheres para ouvir e falar de si com a intenção de aprofundar o olhar sobre seu mundo interno e suas relações – consigo mesmas, com os outros e com o seu servir no mundo.

Mas, por que sentamos somente entre mulheres? Porque é importante estar com nossos pares. Uma mulher aprende a “ser mulher” com suas iguais, assim como os homens se espelham uns nos outros e as crianças precisam de outras para se desenvolverem de maneira saudável. Existem questões que nos tocam e que não tocam aos homens, e vice-versa. Então é importante que, em alguns momentos, possamos fazer nosso trabalho de autoconhecimento apenas com as nossas “irmãs”.

A mulher que oferece o Círculo de Mulheres traz uma intenção e uma proposta, mas a magia é feita pelas participantes — quanto mais abertura, presença e confiança no grupo, mais potente serão os encontros.

Tanto a escuta como a fala são curativas. Nos Círculos de Mulheres, ao ouvir outras mulheres, treinamos a aceitação e o não julgamento, aprendemos sobre outros contextos e pontos de vista, outros modos possíveis de viver, e reconhecemos também partes de nós nessas falas.

Ao nos expressarmos, nos escutamos e temos a chance de clarear nossas ideias e percepções sobre nós mesmas e do que estamos vivendo, ao mesmo tempo que treinamos a confiança em outras mulheres e estreitamos nossos laços.