Lara Owen



Dra. Lara Owen nasceu e se criou no Reino Unido e viveu, trabalhou e estudou na Austrália, França, China e nos Estados Unidos. Foi acupunturista, fitoterapeuta e terapeuta em medicina tradicional chinesa antes de se tornar escritora, pesquisadora e consultora em tempo integral.

Começou a pesquisar sobre a menstruação em meados da década de 1980, depois de entrar em contato com a tradição nativa americana, que, junto com seu treinamento em medicina tradicional chinesa, despertou-a para o impacto das construções culturais sobre a experiência vivida das mulheres no ciclo menstrual.

Seus primeiros trabalhos sobre a menstruação abordaram maneiras pelas quais a consciência menstrual oferece a possibilidade de transformar a autoimagem, a saúde física e psicológica e a integridade espiritual das mulheres.

Dra. Lara Owen é autora de diversos livros, entre eles, Seu Sangue é Ouro, que foi publicado pela primeira vez em 1993 na Inglaterra e nos Estados Unidos e em 1994 no Brasil, tendo ficado esgotado por muitos anos. O livro ganhou uma nova edição, revista e ampliada, baseada na edição inglesa de 2008, publicado pela Editora Lótus 22.

Recentemente, terminou seu doutorado em menstruação em contextos empresariais e organizacionais na Monash University, em Melbourne, Austrália, onde realizou pesquisas sobre coletores (copinhos) menstruais e das políticas empresariais no tocante à menstruação. É membra fundadora da Menstruation Research Network, com sede no Reino Unido, um grupo interdisciplinar de pesquisadores acadêmicos e ativistas. Dra. Lara Owen também trabalha como consultora organizacional, especializada em restaurar os ciclos naturais nos ambientes de trabalho.

Para obter informações atualizadas sobre o trabalho atual da Dra. Lara Owen, visite seu website: www.laraowen.com.