top of page

Quatro dicas para 2024 | #3: Nutrição do espaço interno — prática espiritual

Acompanha a série de postagens "Quatro dicas para 2024", na qual compartilho ferramentas que têm me acompanhado há alguns anos e que podem te ajudar a viver de forma mais alinhada com as tuas verdades.


dicas para 2024


Hoje venho dar minha terceira dica pra um ano mais alinhado com a nossa verdade, que é a de estabelecer regularmente uma conexão interna, ou desenvolver uma prática espiritual que nos permita sentir de alguma forma amparados. Acessar esse lugar interno pode ser a chave para termos algum nível de segurança para lidar com a vida como ela é, com suas alegrias e seus desafios intrínsecos. 


Considero muito relevante acharmos meios de nutrir nosso espaço interno para que tenhamos um mínimo de estabilidade emocional para poder lidar com as dificuldades da vida quando elas se apresentam (e elas vão com certeza aparecer, queiramos nós ou não). Eu já passei por um bom quinhão de perdas e desafios desde bem nova, e a espiritualidade tem sido um dos elementos que me permitem ter estrutura para me manter o melhor possível mesmo nesses períodos



Dica #3 para 2024: Nutrição do espaço interno — prática espiritual


Uma prática espiritual pode te ajudar a dar sentido para o que te acontece, a acomodar o que talvez de outra forma fosse inacomodável para ti. Ela serve para coisas pequenas, como ajudar a lidar melhor com as diferenças e as dificuldades nas relações interpessoais, e também para coisas grandes, como a perda de alguém amado, por exemplo. Uma prática espiritual regular pode contribuir para que tu te torne uma pessoa mais tranquila, mais segura e inclusive mais satisfeita com a vida. 


Mas também preciso dizer que nem tudo são flores no caminho espiritual, ainda mais quando há uma instituição por trás dele. Tenho uma caminhada espiritual sólida, dedicada e comprometida, desde 2002. Então, nesses 22 anos, posso dizer que já vi e vivenciei um tanto de coisas. Em alguns momentos, em nome de uma espiritualidade que hoje acho ingênua, fiz escolhas que considero que não foram benéficas pra mim mesma e hoje faria (faço) muito diferente. 


pratica espiritual

Acredito que uma espiritualidade saudável deva conseguir equilibrar a vida espiritual e a vida cotidiana com sensatez e que ninguém deveria jamais precisar abrir mão de sua capacidade de reflexão e de questionamento diante do que é pregado por líderes ou professores religiosos. Também não compactuo com a ideia de sacrificar esta vida por uma vida futura, acredito que a espiritualidade deva te fazer um ser humano melhor ao expandir tua compreensão da vida e das condições a que estamos sujeitos, e não te limitar ao incutir medos e ameaças. 


Um dos principais motivos que me levaram a publicar o livro Desenvolvendo sua espiritualidade é que uma prática espiritual independente, para muito além de liberdade, requer uma postura de reflexão, de curiosidade e de autorresponsabilidade, elementos que considero chave na vida de qualquer pessoa que esteja buscando viver uma vida digna e interessante. 


Ficou com vontade de saber mais sobre o livro Desenvolvendo sua espiritualidade um guia para a prática espiritual independente , outra preciosidade da inglesa Lara Owen? Leia mais sobre ele aqui


 


コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page